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17 de janeiro de 2019

Abdômen tonificado: 7 verdades ou mitos sobre ele!

CONFIRA

Separamos 7 questões sobre abdômen tonificado que ouvimos muito por aí! Aqui, vamos revelar se são verdades ou mitos, confira!

Uma das dúvidas mais frequentes que professores de educação física escutam são:

  • O que fazer para “perder” a barriga? Como conseguir um abdômen forte e definido?
  • Por mais que tenhamos acesso à informação hoje em dia, ainda existem muitas mentiras rolando por aí.

Então vou te ajudar, anota aí: Mitos ou Verdades sobre um abdômen tonificado:

Abdominal para “perder” a barriga?

MITO! Exercícios localizados, como os abdominais, tem a função de tornar os músculos mais fortes. Eles não queimam gordura localizada! A perda de gordura corporal acontece de maneira global, o corpo todo perde gordura proporcionalmente. Para “secar” a barriga você deve regular a alimentação primordialmente e investir em exercícios cardiorrespiratórios como, por exemplo, treinos circuitados, caminhas, corrida.

Chás que eliminam a barriga?

MITO! O uso terapêutico do chás tem sido estudado e comprovado através de várias evidências científicas, mas os chás não tem o poder de queimar gordura, muito menos de uma parte localizada do corpo. Para perda de gordura o chá pode resultar em alterações metabólicas positivas, as quais auxiliam indiretamente na perda de peso. Não se iluda, os chá apenas são aliados. Não adianta levar uma vida sedentária e se alimentar mal achando que os chás farão todo o trabalho sozinhos.

Cinta modeladora?

MITO! Cintas modeladoras podem diminuir medidas apenas por comprimirem a gordura, dando a impressão de um corpo mais magro, mas não tem a capacidade de reduzir a quantidade de gordura abdominal. Ao contrário do que se pensa, as cintas deixarão seus músculos mais preguiçosos já que a cinta exercerá a função de estabilização do tronco. Esta atrofia da musculatura paravertebral, fatalmente, repercutirá nas costas com dores futuras. Pense nisso!

Muitas repetições?

MITO! Um número muito alto de repetições pode gerar dores na coluna e não determinará maior desenvolvimento da musculatura.A minha dica é priorizar a qualidade do gesto e variar os exercícios dinâmicos, como os abdominais com exercícios estáticos, como as pranchas. Podemos usar materiais para deixar mais intenso e trazer maior eficiência e desenvolvimento sem a necessidade de fazer 1000 abdominais por dia. Por exemplo o push up wheels (PUW) é uma ótima opção para variar exercícios em posição de prancha.

Treinar o CORE deixa o abdômen mais forte?

VERDADE! O famoso CORE é um grande cinturão que envolve nosso tronco e pelve. Os músculos abdominais fazem parte do CORE, além de outros músculos que estão na parte de trás do tronco, como os paravertebrais. A coluna vertebral é a responsável pela sustentação, mobilidade e agilidade da estrutura corporal. Ou seja, para qualquer praticante de atividade física a saúde da coluna acaba se tornando essencial, porque  evitará lesões e trará maior eficiência para qualquer outro exercício.

Exercícios como pontes e pranchas são excelentes para trabalharmos a estabilidade da coluna. Para deixar esses exercícios mais dinâmicos e desafiadores podemos usar alguns materiais como a fita para treino em suspensão:

abdômen tonificado

Sem dores nas costas?

VERDADE! Ter um abdômen forte é importante para termos uma maior estabilidade lombar, ou seja, ter o centro do corpo (CORE) forte. Assim nossa coluna estará mais protegida contra lesões e mais preparada para as atividades do dia a dia e atividades físicas. E se você está no processo de fortalecimento do abdômen e tem sentido dores durante os exercícios abdominal você pode utilizar o ABMAT.

abdômen tonificado

Um material para apoio da coluna lombar durante o exercício. São adaptações como estas que também temos respeitar no nosso corpo, assim não tem desculpa para não treinar.

Todos podem ter um “tanquinho”?

VERDADE! Uma barriga definida com “gominhos” não é privilégio de poucos. O formato tanquinho variar de pessoa para pessoa. Algumas nascem com a genética mais privilegiada e o tanquinho aparece mais rápido, mas todos podem ter!

Seguir fielmente uma alimentação adequada pensando em déficit calórico (gastar mais calórias do que consome) para perder gordura e assim o músculo fica aparente. Se dedicar aos treinos. E estes devem ser frequentes e constantes. E ter paciência, pois nada acontece da noite para o dia. Me desculpem, mas não tem fórmula mágica. Não se esquecer que o descanso faz parte dessa equação. Sono é sagrado! É nele que o organismo se regenera e organiza hormônios para construir músculos fortes e garantir uma perda de gordura eficiente.

E pense nisso: Antes de definir qualquer objetivo pense por que e para que você quer uma barriga tanquinho. Diariamente somos influenciados(as) pelas redes sociais e muitas vezes nos perdemos entre o que é nosso e o que é do outro (desejos, crenças e valores). Se conheça e se ame!

Veja os equipamentos que selecionamos para te ajudar com o abdômen tonificado:

abdômen tonificado

Post escrito por Amanda Iacono Daguano, professora de Educação Física, Pós-Graduada em Psicomotricidade, com especialização em Pilates e Treinamento Funcional. Amanda atua como Personal Trainer e professora da assessoria esportiva Movement LifeStyle.

E aí? Curtiu nosso post sobre abdômen tonificado? Se quiser conferir mais dicas sobre esse ou outros esportes, clique aqui!

Então, até mais! Vejo vocês nos treinos! 😉

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