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14 de junho de 2018

Aquecimento para Escalada. Saiba mais!

CONFIRA

Uma pergunta que muita gente me faz é sobre como me preparo para uma sessão de escalada. Você também quer saber? Então leia esse material que preparamos para você! 🙂

O aquecimento para escalada, assim como para todos os esportes, é recomendado para deixar o corpo preparado para um exercício mais intenso.

Você já deve ter visto alguém dando uma esticada na bexiga antes de enchê-la ou percebido que um pedaço de borracha consegue se estender mais quando está quente. O mesmo raciocínio pode ser feito para os nossos músculos, se você der um puxão de repente ele pode arrebentar.

Um alongamento (de baixa intensidade) também é recomendável, principalmente nos dias frios. Alongamentos de alta intensidade logo antes do exercício podem diminuir a capacidade de gerar força no músculo.

Vale lembrar também que existe uma diferença entre alongar (ação) e ter elasticidade (condição). Não consigo imaginar um ponto negativo num escalador com bastante elasticidade e quando quero trabalhar minha elasticidade, prefiro deixar meus alongamentos para dias em que não vou praticar o esporte.

Aquecimento para Escalada

Aquecimento para escaladaComo já disse em outro post, é no antebraço em que é gerada a força para flexionar/estender os dedos e é nele que devem ser focados os esforços. Você pode começar o seu aquecimento para escalada por exercícios com elásticos do tipo faixa elástica de baixa intensidade, para dar aquela acordada no braço. O aquecimento tem a mesma importância para ligamentos, articulações e tendões.

 

Com uma faixa elástica de média intensidade você pode iniciar exercícios para estimular os músculos estabilizadores de ombro.

Aquecimento para escalada

Depois dessa primeira parte eu costumo fazer algumas flexões na barra e no chão.

Além dos aquecimentos para partes específicas do corpo, é possível fazer alguns exercícios aeróbicos para ativar o corpo de forma geral como polichinelos, corrida, pular corda…

Em seguida, costumo ir para uma parede vertical ou positiva para escalar linhas bem fáceis. O corpo já começa a fluir melhor e se aproxima do que será a escalada em si.

Bem, passei um pouco dos exercícios que eu costumo fazer antes de iniciar uma sessão de escalada, mas não existe fórmula mágica. Tenha em mente que o importante é estar com o corpo bem ativado, pois esta é uma ótima maneira de evitar lesões!

Boas escaladas!

André Maeoka F. F.André_maeoka

Esportista apaixonado e Colaborador Decathlon

Supply Leader da Simond Equipamentos de trekking.

Confira todas as dicas e conselhos de Escalada.

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