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1 de outubro de 2018

5 fundamentos da segurança em natação de águas abertas

CONFIRA

Apesar de todos os benefícios que a natação em águas abertas pode oferecer, é importante tomar algumas precauções antes de dar seu primeiro mergulho em águas naturais. Ondas, temperaturacorrentes e tempo podem ser obstáculos para a prática da natação em águas abertas. Abaixo, a Nabaiji lista os 5 fundamentos da segurança em águas abertas para aproveitar os seus treinos no mar tranquilo.

Os 5 fundamentos da segurança em águas abertas:

1. Supervisão

Seja no mar, no rio ou no lago, as águas naturais abrigam mais riscos e perigos do que as piscinas.

É importante escolher lugares monitorados por salva-vidas e nadar dentro das áreas balneares designadas.

No inverno, quando a supervisão não é garantida, você ainda deve escolher locais frequentados por outras pessoas ou perto de uma área de salvamento.

Procure alguém para acompanhá-lo, ou, pelo menos, deixe um ou mais de seus amigos saberem aonde você vai quando quiser mergulhar em áreas que não tem muitas pessoas por perto.

Esteja ciente de que os rios raramente têm salva-vidas, exceto próximo a centros de prática de esportes aquáticos. O aumento do nível da água pode pegá-lo de surpresa, certifique que alguém acompanhe em seu treino de águas abertas.

2. Tempo

Não importa se o tempo está bom ou ruim, ele deve ser levado em consideração cada vez que você for ao mar.

  • Se o tempo estiver bom

Quando você quiser nadar e todas as condições meteorológicas forem na boas, sempre tente nadar quando a água estiver calma. Isso será indicado pelas bandeiras na borda da água. Se este não for o caso, verifique na internet ou entre em contato com as autoridades competentes.

Às vezes, é apenas uma questão de bom senso. Se você nadar quando as ondas estiverem altas ou as correntes estiverem fortes, além de se colocar em perigo, seu treino não será nem um pouco agradável.

fundamentos da segurança

Em tempo ensolarado, evite as horas em que o sol está mais forte. Abuse de seu protetor solar ou use um traje de mergulho feito de neoprene. Tome cuidado também com os casos de desidratação e cólicas.

Está muito ensolaradoÓculos espelhados podem ser úteis para evitar lesionar os olhos com os reflexos fora da água.

  • Se o tempo não estiver bom

É importante estar ciente de que a água fria provoca stress no corpo. Se você entrar na água muito rapidamente e sem pensar, você corre maiores riscos cardiovasculares e a hipotermia pode instalar-se em seu corpo. Para evitar que isso ocorra, facilite para o seu corpo entrando aos poucos na água, molhando primeiro o pescoço, a barriga e os pulsos.

A segunda opção é infalível e consiste simplesmente em usar um traje de mergulho para nado em água aberta feito de neoprene. Ele vai protegê-lo do frio e das perdas de energia associadas a ele, dando-lhe grande liberdade de movimento.

3. Higiene

Entre os fundamentos da segurança na natação em águas abertas, está a questão da higiene. Mesmo que sejam sempre testadas, lembre-se de que águas naturais não são tratadas com cloro.

A poluição e a contaminação das águas naturais devem ser levadas a sério, pois o risco de infecção é maior. Infecções de pele, olhos, ouvidos ou garganta podem ser as lamentáveis consequências.

Por isso, é importante assegurar previamente uma boa qualidade de água e perguntar às autoridades competentes se o local é realmente adequado para natação. Se você quer nadar em águas naturais com uma frequência regular, converse também com o seu médico.

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4. Prevenção

Antes de cair na água, certifique-se de definir uma distância entre dois pontos que atuarão como um limite para você e de nadar ao longo da costa, nunca em direção ao mar aberto.

É aconselhável memorizar a cor da última boia da área balnear. Isso facilitará o conhecimento da sua localização quando estiver nadando.

Se você quiser nadar fora das áreas balneares, fique de olho nos surfistas  para você não colidir com uma prancha.

Em todo o caso, vestir uma touca de natação colorida brilhante é algo fortemente aconselhado. Ela vai permitir que outras pessoas o avistem mais facilmente na água. Isso também acontecerá ao longo da costa, caso haja algum problema.

fundamentos da segurança

Como prevenção ideal, você também deve considerar a preparação de um kit de primeiros socorros. Há sempre o risco de se cortar em rochas ou conchas, ou acabar sendo picado por um peixe-aranha ou por uma água-viva. Nesses casos, é melhor estar preparado para qualquer eventualidade.

5. Ouvir a si mesmo é um dos fundamentos da segurança

Nós da galera do esporte muitas vezes tendemos a ser um pouco cabeças-duras. Sim, é verdade!

Em águas abertas, é realmente essencial você permanecer lúcido a fim de estar atento aos sinais que seu corpo envia. Ou seja, não exceder os seus limites pessoais e os limites de sua força é muito importante em águas naturais, porque o perigo está em toda parte.

Portanto, se você se sentir mentalmente e/ou fisicamente cansado, ou se você começar a sentir cólicas câimbras ou frio, saia da água e termine seu treino de natação em águas abertas num outro dia.

Armados com todos esses fundamentos da segurança da natação em águas abertas, vocês, esportistas extremos, estão prontos para desbravá-las com tranquilidade!

Nos vemos no mar? Boa prática! 🙂

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