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12 de março de 2018

Treino cardio: as 10 perguntas mais frequentes!

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Para responder às 10 perguntas mais frequentes sobre treino cardio que você faz na academia, convidamos Olivier, treinador de esportes da Domyos. Economize tempo, você definitivamente encontrará uma resposta aqui!

1) Em qual ritmo deve-se realizar um treino cardio para ter bons resultados?

É a frequência de suas sessões que definirão seu treino, isto é, a regularidade. É melhor treinar 2-3 vezes por semana do que 1 de vez em quando. É uma prática regular que trará prazer e resultados. A irregularidade do seu treinamento trará apenas descontentamento, dores, cansaço, desmotivação… E abandono!

2) Quais são os erros mais comuns cometidos em uma academia?

A maioria das pessoas que pratica treino cardio ou fitness não sabe como usar os equipamentos disponíveis na academia. Executam exercícios inadequadamente, correndo risco de se machucar. Nosso conselho: não tenha medo de pedir ajuda de um profissional! Os treinadores estão à sua disposição na academia, sua preciosa ajuda permitirá que você trabalhe corretamente, qualquer que seja seu objetivo. Da mesma maneira, nunca se esqueça de aquecer antes do treino e de se alongar uma vez que tenha acabado. Finalmente, lembre-se de se hidratar-se ao longo de seu treino, seu corpo precisa disso!

3) Como fazer quando não eu conseguir ir pela manhã e não puder ir após um dia de trabalho?

O esporte é uma fadiga de bem estar! Mesmo que no início possa ser difícil, quanto mais você fizer fitness menos você ficará cansado. Não pare nas primeiras dores de um dia após o esporte, mas se vicie. A prática regular lhe dará forma, tônus, bem estar e um sono melhor.

4) Qual exercício de abdominal devo fazer para perder a barriga?

É um treinamento de todo o corpo e particularmente dos grandes grupos musculares que irão consumir a gordura abdominal. Os músculos abdominais são muito pequenos e não permitem por si só deixar a barriga chapada… Por outro lado, esses músculos são necessários para resolver os problemas das costas e são essenciais para a postura e a estabilidade do corpo.

5) A gordura se transforma em músculo?

Não! Os músculos são consumidores de gordura. O fortalecimento muscular aumenta o metabolismo basal. Aumentar o metabolismo basal é gastar mais energia, calorias e gorduras. É por isso que o trabalho de cardio faz você perder peso e faz você perder peso, principalmente, quando ele está associado ao trabalho muscular.

treino cardio

6) Eu perdi medidas nas roupas, porém não houve mudança na balança… como explicar?

Se você perdeu medida nas roupas é porque você está mais esbelto. Você perdeu volume em gordura, mas ganhou peso em músculo. Músculos mais fortes, mais pesados não mudarão os números na balança, porém afinarão sua silhueta. É a diferença entre volume e peso. Mais importante é a silhueta que mudou do que o peso na balança!

 

Dica: ao invés de se pesar, use uma fita métrica para medir sua cintura, seu quadril… Ou experimente suas calças brancas do verão, que você irá vestir em todo o inverno! Obs.: esta dica é para pessoas que têm apenas alguns quilos a perder. Para pessoas com excesso de peso, a balança continua a ser a ferramenta indispensável.

7) Por que, quando eu faço um regime sem esporte, eu perco peso muito rapidamente, mas volto a ele (ou mais ainda) logo depois?

Um regime é sempre restritivo, e, principalmente fará você perder massa muscular, sem diminuir sua massa de gordura (ou muito pouco). É por isso que, quando você voltar a comer normalmente, você irá recuperar seus quilos com a massa de gordura que nunca desapareceu. Daí uma combinação de esporte com uma alimentação equilibrada reduzindo a quantidade de calorias para ter o corpo dos seus sonhos!

8) Depois que comecei o fortalecimento muscular, minhas coxas engrossaram e minhas calças não me servem mais! O que fazer?

Graças ao fortalecimento muscular, você obtém músculos tonificados. Mas eles serão finos e longos graças ao alongamento! Lembre-se de nunca usar cargas pesadas (pesos) durante seus treinos de fitness. Em vez disso, prefira séries longas (repetições para o mesmo movimento) com carga mais leve que irão definir seus músculos, associadas a um programa de alongamento que irá alongar e afinar os músculos.

9) A  bicicleta ergométrica define as pernas?

Sim, com resistência moderada! Se a resistência ao pedalar for muito alta e isso fizer você diminuir a velocidade, seus músculos perderão em volume! De fato, uma resistência maior corresponderia ao uso de carga muito pesada, que dariam volume (como na musculação).

Lembre-se sempre disso: a consolidação muscular diminui se a carga de trabalho for leve (ou moderada) e a atividade for longa.

10) Eu não sei como respirar durante um exercício, qual é o melhor método?

É óbvio que nunca se deve fazer apneia durante um exercício. A inspiração é, muitas vezes, a fase preparatória para o exercício, a expiração se faz durante o exercício. Exemplo para um agachamento: inspire para descer e dobre as pernas. Expire para subir e estique as pernas. A única exceção à regra é para exercícios que abrem a caixa torácica (exemplo de exercícios de fortalecimento para costas como o puxada costas), neste caso você deve inspirar no exercício.

Esperamos que, com essas dicas, você comece ou evolua nos seus treinos cardio!

Bom treino!

Confira todas as dicas e conselhos de fitness cardio.

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