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4 de janeiro de 2019

Respire corretamente, caminhe bem e fique zen!

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Respire corretamente para caminhar com eficiência e fique zen!

Respire corretamente e caminhe bem: essas duas ações parecem tão naturais que pensamos fazê-las de forma quase inconsciente. No entanto, assim como você teve que aprender a andar corretamente para praticar a caminhada, você também precisa reaprender a respirar corretamente. Uma respiração bem executada tornará a caminhada mais confortável e a resistência mais fácil, mas também levará a um maior bem-estar no seu dia a dia. Então respire bem-estar na sua vida!

Respirar corretamente: Essencial para caminhada 

Durante sua sessão de caminhada, você está muito concentrado no movimento dos seus braços, nas passadas dos seus pés, na postura das costas… mas, sem perceber, você pode estar segurando sua respiração! Mas é exatamente nesse momento que seus músculos precisam de mais oxigênio para funcionar corretamente, para melhor desempenho e resistência. Para evitar a falta de ar, ou pontadas na lateral do corpo, respire de forma profunda e regular com seu abdômen.  Se você fizer isso, você estará usando sua capacidade pulmonar ao máximo e obtendo o oxigênio necessário para manter o esforço. Isso permitirá que você caminhe melhor e por mais tempo!

respire corretamente

Controlando sua respiração no repouso com um exercício de respiração

Para treinar seu corpo para que você respire corretamente, pratique em casa, quando você estiver em repouso ou logo antes de uma sessão de caminhada.

1)Deite de Costas: Relaxe e coloque a mão no seu estômago.

2)Inspire pelo nariz, lenta e profundamente: Você sentirá seu abdômen se enchendo de ar, seguido dos seus pulmões. Esta expansão se dá em razão da contração do seu diafragma, um tipo de faixa elástica localizada entre seu tórax e seu abdômen.

3)Expire pela boca: Seu diafragma irá relaxar, o que, por sua vez, irá empurrar o ar para fora dos seus pulmões. Seu abdômen irá esvaziar lentamente. Praticando esse exercício regularmente, você descobrirá que isso também é eficiente para reduzir o estresse diário. A respiração profunda e consciente realmente aumentará sua lucidez.

Respirar corretamente para melhorar a postura e tonificar os músculos

O caminhante internacional Emmanuel Lassalle aprendeu a dominar sua respiração durante os treinamentos. Ele traduziu o exercício acima para sua prática esportiva e notou muitos benefícios. “Ajuda você a esticar o corpo, o que é vital para uma postura correta de caminhada e para evitar dores nas costas. Outro benefício adicional: respirar com o estômago de forma consciente também trabalhará os músculos abdominais! Para trabalhar esses músculos, não hesite em contraí-los levemente durante a fase de inspiração.

respire corretamente

Encontre o ritmo respiratório correto para a caminhada

Você já dominou a respiração abdominal? Agora trabalhe no seu próprio ritmo respiratório, pois “existem tantas maneiras de respirar quanto pessoas caminhando!”, de acordo com Emmanuel Lassalle. Enquanto que, pessoalmente, eu faço meu ritmo cardíaco combinar com os movimentos do meu braço. Inspiro durante 3 movimentos de braço e expiro durante os 3 seguintes, mas alguns caminhantes preferem combinar suas respirações com as passadas. Encontre seu ritmo e aprecie o aumento da sua resistência. E, acima de tudo, não se esqueça de começar e terminar sua sessão com um ritmo lento de caminhada. Isso permitirá que você recupere sua respiração e energia rapidamente! Você tem alguma outra técnica de respiração? Compartilhe conosco em algumas palavras!

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Então, até mais! Vejo vocês pelas ruas! 😉

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