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16 de abril de 2018

Remadas de longa distância: preparação física e técnica

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Se você é daqueles que não perde uma oportunidade pra cair na água com sua prancha de SUP, esse post é pra você! Já pensou em se desafiar e fazer uma prova de longa distância? A Itiwit, marca exclusiva de SUP e caiaque da Decathlon, vai te dar dicas de treinamento para suas próximas remadas de longa distância!

Uma remada de mais de 10 km te dá a chance de conhecer lugares jamais vistos e com pouco acesso. Além disso, eleva seus limites porque exige resistência, concentração, técnica e, é claro, boa preparação física para enfrentar esse esforço!

1. Treino intervalado para ganhar resistência no SUP

Homem em preparação para remadas de longa distância no marRemadas de longa distância exige um esforço contínuo e consistente durante um longo período. A preparação física e técnica para remar 10km ou mais é essencial.

Para ganhar resistência, é melhor fazer o treino intervalado com, pelo menos, 6 semanas de antecedência. Como? Alternando períodos de esforço intenso e períodos de recuperação ativa (remar mais lentamente, mas não parar de remar). Este procedimento permitirá que seu corpo faça um esforço mais árduo.

O seu treinamento intervalado em stand up paddle começa com um aquecimento na praia antes de uma remada suave. Quando você sentir que seu corpo está pronto para fazer um esforço contínuo, alterne fases de atividade em 80% da sua capacidade com fases em 40% da sua capacidade. Você pode fazer séries intervaladas de 30 minutos fazendo 4 minutos de exercício intenso e 6 minutos de esforço mais leve. Fazendo isso, você aumenta sua capacidade respiratória e condicionamento físico e vai ganhar mais fôlego.

 

2. Os princípios básicos da preparação de uma remada no meio do inverno

Homem em preparação para remadas de longa distância no mar com colete salva vidas e bonéAproveite enquanto a data da sua prova não chega para trabalhar nos princípios básicos:

  • Reme longas distâncias em um ritmo intermediário, para aumentar resistência.
  • Trabalhe seus músculos também! Você pode fazer séries de flexões e abdominais para não perder massa muscular, faça frio ou calor.
  • A natação (em piscinas ou águas abertas) também ajuda a garantir o fortalecimento dos ombros.
  • Aqui no Brasil, mesmo durante o inverno podemos remar no mar. Existem roupas de neoprenecalçados específicos para treinarmos em pleno inverno e não morrer de frio. Ou seja, não tem desculpa para deixar de treinar e preparar nosso corpo para remadas de longa distância.

 

3. A técnica certa para terminar remadas de longa distância de SUP

Homem em preparação para remadas de longa distância em águas bravas

Certamente, o aspecto físico é crucial para remadas de longa distância, mas o aspecto técnico não deve ser negligenciado.

Na maioria das vezes, prefira remadas de SUP a favor do vento, seja no mar ou até mesmo em rios. É muito importante trabalhar sua técnica para seguir em frente com eficiência e gastando menos energia para obter um maior deslocamento.

Para fazer isso, alterne o treino físico com sessões de stand up paddle e natação para trabalhar o equilíbrio e manobras. E não se esqueça de experimentar as descidas de SUP em águas bravas para se familiarizar com essas correntes particulares e movimentações da água. Lembrando que essa preparação física e técnica é indispensável para você melhorar seu desempenho e aproveitar ainda mais seu percurso.

 

Você rema mais de 10km? Quais são suas dicas de treino para remadas de longa distância?

Compartilhe conosco e não deixe de conferir todas as dicas e conselhos de SUP.

Até a próxima!

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