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4 de janeiro de 2019

O movimento dos braços é essencial para a caminhada!

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Entenda a importância do movimento dos braços para sua caminhada! 

O movimento dos braços na caminhada é mais importante do que você imagina. Quando você está praticando a caminhada, não são apenas suas pernas que impulsionam você para frente! Seus braços também são grandes aliados no seu progresso e ajudam você a distribuir o esforço por todo o corpo. Descubra como ritmar sua passada usando seus braços para aumentar sua velocidade de caminhada e tonificar seu corpo!

movimento dos braços

Use seus braços para andar mais rapidamente e melhorar seu tônus muscular 

Trabalhar os movimentos de braço ajudam a distribuir o esforço físico entre suas pernas e a parte superior do seu corpo. Agindo como metrônomos, seus braços dão ritmo à sua sessão de caminhada e regulam sua respiração. Emmanuel Lassalle, um caminhante de longas distâncias, pratica seus movimentos de braço durante suas sessões de treinamento. O conselho dele é o seguinte:

“É uma boa ideia se concentrar nesse movimento, que é tão importante quanto o movimento dos seus pés. Andar com os braços trabalha o grupo de músculos oblíquos e tonifica o corpo, pois você usa mais energia se seus braços estiverem se mexendo durante sua sessão. Se seu objetivo é firmar seus braços fazendo esportes, é a forma ideal de fazer isso.”

Através da prática, você se tornará rapidamente ciente desse segundo efeito bônus: quanto mais você mexe seus braços, mais rápido você caminha!

Usando seus braços como pêndulos durante a caminhada

Seguindo o movimento dos seus pés, o movimento dos seus braços deve ser o mais fluido possível. Liberando a tensão, você evitará dor nos ombros, pescoço e costas. Seu objetivo: caminhar confiante, mas também de forma relaxada!

Para conseguir isso, Emmanuel Lassalle aconselha os caminhantes a se “treinarem para mover os braços em repouso, diante do espelho, para ter uma ideia de qual movimento adotar. Essa também é uma boa forma de aquecer antes de sair para caminhar!”

Movendo os braços corretamente

1) Para começar: Seus braços devem estar no ângulo certo 

Braço a 90° (ângulo reto) Seus ombros devem estar relaxados e posicionados nem muito alto e nem muito baixo. Seus punhos devem estar fechados, mas não firmemente.

2) Seus braços devem se mover de frente para trás 

Ele deve imitar o movimento de um pêndulo, de frente para trás e avançando, guiado pelos seus cotovelos. Durante esse movimento, seus braços devem deslizar naturalmente pelo centro do seu corpo. A trajetória da sua mão é bem marcada: seu pulso não deve se mover mais baixo do que sua cintura ou mais baixo do que seus quadris. Acima de tudo, sua mão nunca deve ir acima de seu esterno, ou você acabará diminuído o ritmo da sua sessão de caminhada.

3) Não se esqueça dos seus ombros!

Depois de dominar o movimento dos braços, lembre-se também de usar seus ombros para impulsionar suas passadas. A ideia é alongar o máximo possível para trás.

Você já pegou o jeito? Agora você só tem que coordenar a parte superior com a inferior! Balance seus braços quando pisar com a perna oposta: quando sua mão esquerda estiver na frente, seu pé esquerdo fica atrás.

Emmanuel Lassalle avisa sobre um erro comumente cometido por caminhantes ativos: “evite tentar manter sua mão alta demais ou movimentos contraindo os músculos dos braços.”

Agora você sabe quais movimentos fazer com os braços durante uma caminhada para você começar com o pé direito!

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Então, até mais! Vejo vocês pelas ruas! 😉

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