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27 de abril de 2018

Dicas para passeios seguros e tranquilos de SUP

CONFIRA

Vai fazer seu primeiro passeio de SUP ou está há algum tempo sem remar? Antes de correr em direção à água relembre algumas dicas importantes que a Itiwit, marca exclusiva de SUP e caiaque da Decathlon, preparou para garantir que você tenha passeios seguros e tranquilos.

1. Verifique as previsões meteorológicas antes de sair para o mar

Homem praticando SUP perto da costa num dia ensolaradoSe você não quer sentir muito frio ou deseja se proteger do sol durante os passeios de SUP, é importante verificar as condições climáticas do local onde se pretende praticar.

Observe os horários das marés e as previsões de vento para se manter seguro.

Prepare uma embalagem ou uma bolsa impermeável para transportar tudo o que for necessário para enfrentar as condições da previsão.

Certifique-se de sempre ter seu telefone com você, para que seus amigos e familiares saibam caso haja algum problema.

Se você ainda for iniciante ou não se sentir muito seguro, não se afaste muito da costa. Mantenha-se sempre no campo de visão de alguém a quem possa pedir socorro caso necessário.

2. Escolha sua roupa de acordo com a previsão do tempoDuas mulheres praticam SUP com roupas dom proteção solar

Se estiver frio, escolha uma roupa, calçados e luvas de neoprene, bem como um capuz (se estiver muito frio). Leve sempre uma bebida (água ou isotônico) e barras de cereais ou proteína. Quanto mais frio, mais energia você perde. Géis de rápida absorção também ajudam, pois são energizantes.

Se estiver quente (ou com bastante sol), escolha uma roupa com proteção solar. É confortável para remar e ainda te protegerá das queimaduras solares. Existem modelos de blusa com proteção solar e proteção térmica. Mas, calma! A proteção térmica nesse caso é para “quebrar” a sensação do arrepio quando você cai da prancha direto na água fria. Se você estiver usando uma blusa desse tipo, não sentirá esse arrepio ao cair na água e, como o tecido repele a água rapidamente, ao voltar para a prancha a blusa estará seca, mantendo a sensação térmica confortável, nem quente nem fria, mas estável.

Também é importante levar: shorts, Lycra, chapéu, óculos de sol e bastante protetor solar.

3. Faça aquecimentos antes da remada de SUP

Você precisa se aquecer antes da remada propriamente dita, para que seu corpo entenda que você vai começar a fazer um movimento repetitivo por um tempo determinado. Isso ajuda evitar futuras lesões ou desconforto muscular no dia seguinte.

Para o SUP, um aquecimento ideal deve levar de 10 a 15 minutos. Deve preparar tanto o sistema cardiovascular quanto os músculos que você usará na água.

Sair por um dia inteiro ou meio dia? Dê ainda mais atenção aos aquecimentos para que você não tenha que voltar antes do planejado. Lembre-se de levar água para equilibrar a temperatura corporal e se hidratar.

4. Observe as correntes no local escolhido

Antes de colocar sua prancha de stand up na água, observe os movimentos da superfície da água para verificar as condições do mar e as correntes em ação.

Essa observação no local complementará as informações coletadas no dia anterior (tábua de marés, previsões meteorológicas, etc).

Bom passeio e até a próxima!

Quer saber mais? Confira todas as dicas e conselhos de SUP.

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