TODAS AS DICAS
INÍCIO DICAS

5 de novembro de 2019

COMO PREPARAR A SUA ESTRATÉGIA PARA UMA PROVA DE TRAIL RUNNING

CONFIRA

Saiba o que fazer para ter uma prova de sucesso!

Seu programa de treinamento foi brilhante e o dia da corrida está se aproximando rapidamente. O que você pode fazer para garantir que seus esforços sejam recompensados e que você não estrague sua corrida, apesar da sua preparação física?

 

Adapte seu ritmo de corrida 

Quando você corre na estrada, é relativamente fácil trabalhar no ritmo de corrida que você precisa para alcançar o tempo que deseja. Quando se trata do trail running, administrar seu ritmo é totalmente diferente, porque a velocidade de progresso depende do terreno.  Portanto, é essencial evitar o erro de começar muito rápido, principalmente se as partes mais desafiadoras estiverem no final do percurso.

corredora-em-prova-de-trail-runningVocê precisa conhecer o perfil do percurso e o momento das dificuldades que você  irá encontrar. Naturalmente, a solução ideal é conhecer o percurso para não descobrí-lo no dia da corrida. Se não for possível, você deve ao menos estudar o perfil do percurso, que é geralmente oferecido no site dos organizadores da corrida.

Você pode levá-lo com você para não esquecer. Isso te ajudará a prever qualquer dificuldade durante a própria corrida. Um relógio GPS também pode ajudá-lo a administrar seus níveis de esforço, oferecendo a você informações sobre as elevações e a distância percorrida.

Conhecer o perfil do percurso também tornará mais fácil personalizar sua estratégia de acordo com seus pontos fortes e fracos: andar durante as seções de subida, evitando gastar energia, e acelerar nas seções de descida, ou vice-versa, dependendo do que você é melhor, subindo ou descendo.

 

Nutrição e hidratação: a chave para o sucesso 

Considerando que a corrida em trilha geralmente envolve um esforço longo , você deve pensar na sua nutrição e hidratação durante esse período. Essa é uma questão relativamente pessoal. Além disso, é essencial testar diferentes produtos que você pode consumir durante seus treinos, para que você entenda como seu corpo irá assimilá-los. corredor-comendo-barrinha-de-proteina-para-prova-de-trail-running

Além da distância da corrida, você também deve levar em consideração outros fatores, como as condições climáticas (chuva, vento, frio), a altitude, os níveis de esforço e o que consumirá energia!

Nunca ignore uma estação de abastecimento na esperança de ganhar um pouco de tempo, pois você pode sofrer as consequências no final da corrida. Uma nutrição inadequada durante a corrida é geralmente o motivo pelo qual algumas pessoas abandonam a prova!

 

O equipamento que pode ser usado para apoiar sua estratégia de corrida

corredor-em-prova-de-trail-running-comk-mochila-de-hidrataçãoAssim como a nutrição e a hidratação, todo o equipamento que você levar com você durante uma corrida deve ser testado durante o treino para minimizar ao máximo qualquer desconforto. O equipamento que você escolhe deve refletir sua estratégia de corrida!

Se seu objetivo é terminar a prova enquanto se diverte ao máximo, não hesite em levar tudo o que precisar para se sentir confortável. Se seu objetivo é performance, o equipamento que você levar deve ser o mais leve possível e restrito ao mínimo  essencial exigido para otimizar sua corrida sem se colocar em perigo.

Se você tiver a boa sorte de ter uma equipe de apoio nas estações de abastecimento, você pode aproveitar ao máximo deixando sua carga mais leve durante a corrida ou, ao contrário, coletando equipamentos (bastões, mochilas extras, roupas quentes antes de chegar ao topo, etc.) no caminho. Dito isso, leia as regras da corrida com cuidado, porque pode haver algumas restrições!

 

Um estado de espírito equivalente à sua condição física 

Mesmo que a preparação física tenha ido bem e você tenha uma estratégia apropriada (ritmo, nutrição, equipamento), a corrida não será necessariamente fácil… Você terá que lidar com dificuldades e buscar mais fundo em seus próprios recursos mentais!

Isso pode ser diminuído antecipando ao máximo tudo o que pode acontecer durante a corrida e encontrando suas próprias soluções! E se ocorrer algum imprevisto ou a dor se tornar muito intensa, um pensamento positivo também pode ajudar a superar um momento difícil durante a corrida.

Morgan

Este artigo foi escrito por Morgan, colaborador da Decathlon França e apaixonado por Trail Running.

PRODUTOS RELACIONADOS

VER PRODUTOS PARA Trail Running

COMENTÁRIOS (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DICAS RELACIONADAS