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11 de dezembro de 2016

Caminhada esportiva para combater o estresse

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Que o esporte faz bem à saúde, todo mundo sabe. Mas você sabia que a prática de uma atividade física também permite cuidar do seu estado de espírito? Conheça os efeitos da caminhada para combater o estresse. Vamos analisar esse esporte de uma outra perspectiva!

A caminhada ajuda a relaxar

combater o estresseEm casa, no trabalho, no meio social. Algumas vezes, os problemas tendem a se acumular, gerando situações de estresse difíceis de controlar.

A prática regular de uma atividade suave como a caminhada nos permite, num primeiro momento, nos afastar dos nossos problemas. São muitos os praticantes de caminhada esportiva que confirmam e testemunham os benefícios dessa modalidade esportiva para o seu dia a dia.

Caminhar é um verdadeiro momento de descontração, uma boa oportunidade para desligar o cérebro do trabalho. Aproveite, para tomar um ar, recarregar as baterias e eliminar o estresse para o resto do dia!

A caminhada proporciona liberdade ao corpo e ao espírito. Enquanto caminhamos, naturalmente pensamos em inúmeras coisas, o que pode nos trazer reflexões que nos permitirão resolver eventuais problemas da vida cotidiana. São momentos em que nossa mente fica livre de tudo, permitindo que nossos pensamentos sejam mais naturais e sem influências de ambientes, como o trabalho, por exemplo, onde tudo o que está ao redor, muitas vezes não nos permite pensar claramente. Tire a prova! Às vezes você nem vai perceber que está praticando um esporte.

De que forma a caminhada ajuda a combater o estresse?

Quando caminhamos, o sangue fica mais bem oxigenado. Este fornecimento suplementar de oxigênio gera uma sensação de serenidade que perdura após atividade.

Durante o esforço, nosso corpo produz até 5 vezes mais endorfina do que em repouso. A endorfina é também conhecida pelo nome de “hormônio da felicidade”! Fonte de bem-estar para o seu espírito, este hormônio nos ajuda a ter pensamentos positivos e previne os estados depressivos associados aos momentos de maior estresse.

No entanto, para tirar partido destes benefícios é preciso manter uma atividade de esforço durante, pelo menos, 30 minutos.

A postura correta para otimizar os benefícios anti stress na caminhada

combater o estresse

  1. Os seus movimentos devem ser relaxados
    Os primeiros sinais de estresse surgem, muitas vezes, na região dos ombros e das costas. Para eliminar as tensões que afetam essas áreas, faça movimentos amplos e relaxados, principalmente com os braços.
  2. Sorria!
    Ao relaxar os músculos do rosto e sorrindo, caminhará com mais prazer ainda. Experimente, é automático!
  3. Encontre-se consigo mesmo!
    Durante a caminhada devemos sempre ser capaz de manter uma conversação. Também é possível praticar sozinho, para se encontrar melhor. Dê preferência a rotas longe do trânsito e da poluição.

E você? Sente que a caminhada pode ser uma aliada para combater o estresse?

Confira todas as dicas sobre Caminhada Esportiva!

Boa caminhada e até a próxima!

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