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27 de outubro de 2016

Aprenda a caminhar corretamente

CONFIRA

Jeanick Landormy, preparador físico de caminhada e marcha atlética, nos apresenta seus conselhos técnicos e práticos para aprender a caminhar corretamente. Com essas noções essenciais você não terá mais desculpas para não se tornar o praticante de caminhada que você sempre sonhou ser!

Confira os detalhes que farão você caminhar corretamente e aproveitar todos os benefícios da Caminhada Esportiva

O movimento dos pés

caminhar corretamenteMovimentar o pé corretamente é essencial. Do calcanhar até os dedos, o movimento do pé termina em sua impulsão, graças à força efetuada pelos dedos.

É preciso ter em mente que esta fase de impulsão deve ser realizada para frente e não para o alto. Para isso, empurramos com os dedos, trabalhando assim a musculatura da panturrilha.

 

 

Utilize os braços

caminhar corretamenteOs braços não devem ser passivos, eles ajudam no impulso fazendo o papel de balanceadores. Você deve imaginar que os braços puxam uma corda a cada movimento. É aconselhável sempre tentar fazer os movimentos de braço primeiramente parado no local e mantendo as pernas estendidas e o tronco reto durante alguns minutos.

O braço deve estar dobrado na altura do cotovelo em 90° formando um ângulo reto, seus punhos devem estar fechados mas a execução do movimento deve, entretanto, ser descontraída.

Para mostrar a importância dos braços, Jeanick propõe: “faça um teste andando alguns metros sem nenhum movimento de braços, deixe-os colados ao corpo. Experimente em seguida o mesmo exercício, mas agora com o cotovelo dobrado e movimentos amplos para frente e para trás.”

Coordene seus movimentos

O exercício seguinte deve ser realizado de quatro a cinco séries com 20 repetições no seu tempo de caminhada.

A cada três ou cinco passos, faça um movimento de rotação do tórax para a esquerda, sem parar de andar. Durante essa rotação, abra os braços para os estender e formar uma cruz. Volte à posição inicial, continue a caminhar e depois realize o mesmo movimento, mas agora para o lado direito.

Trabalhe a velocidade

A ideia agora é manter a caminhada rápida durante 30 segundos, depois se recupere durante 2 minutos caminhando no seu ritmo. Repita o ciclo de 5 a 10 vezes, seguindo o seu estado físico.

Conclua em seguida a sua sessão de treino com uma volta calma por 5 minutos caminhando suavemente. Ao final de algumas sessões você terá integrado todas essas noções e assim deverá progredir rapidamente!

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Até a próxima!

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