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13 de setembro de 2019

A importância da hidratação antes, durante e após o treino cardio

CONFIRA

A importância da hidratação no treino cardio é um fator chave para o desempenho e recuperação, certo? Então: antes, durante ou depois do treino, o que você faz?

  • Por que se hidratar?
  • Como devo beber?
  • E por que eu devo beber?

Três dúvidas que muitos esportistas têm e nós vamos responder! 

A importância da hidratação no treino cardio

importância da hidratação no treino cardio na hora do suor

Quando você está fazendo um treino de cardio você transpira muito e perde não apenas água, mas também sais minerais como o sódio e o potássio, por exemplo.

Quais são as recomendações para melhorar o desempenho, recuperar-se adequadamente e não se machucar? 

Você pode encontrar todas as melhores dicas para se manter o mais hidratado possível abaixo:

Porquê a hidratação é tão importante no treino cardio?

O corpo humano é, em média, composto 65% de água. O nosso corpo não pode armazenar água, então é importante balancear sua entrada e saída.

  • Você perde água através da transpiração, urinando e respirando.
  • Você toma água ao comer e beber.

Você deve beber água regularmente durante o dia, e nas quantidades certas. Isso depende do tipo de exercício de cardio, quanto tempo irá durar e a temperatura do local em que você está (com ou sem ar-condicionado).

Obs.: Uma perda hídrica de 1 a 2% pode causar uma queda de 10% no desempenho. Então, não se esqueça de se hidratar!

Você está desidratado? Quais são os sintomas?

  • Tem cãibra, espasmos musculares ou tendinites?
  • Se sente cansado o tempo todo (fadiga crônica)?
  • Seu desempenho caiu nesses dias?
  • Sofre de sede extrema associada com problemas digestivos?

Se seu corpo precisa de água e não pode funcionar direito, ele emite um sinal de socorro. É um jeito dele dizer “estou com sede!”, porque você está desidratado e ele não gosta nem um pouco disso!

Além disso, cuidado com a hipertermia! 

A água pode ajudar a controlar a temperatura corporal. Ao fazer um treino de cardio em um lugar fechado ou ao ar livre em um clima quente, você corre o risco de superaquecer, o que é potencialmente muito perigoso para a sua saúde!

Uma regra importante para lembrar: Se hidrate antes de ficar com sede!

Como e quando você deve se hidratar ?

1- Antes do seu treino cardio

importância da hidratação no treino cardio e isotônico

Beba líquidos em pequenas quantidades e regularmente ao longo do dia. A quantidade recomendada é entre 1.5 litros e 2 litros por dia, incluindo água, chá, chás herbais e comida.

Divida essa quantidade o melhor que você puder: É recomendado que você beba 500ml durante a manhã, 500ml durante a tarde e 500ml ao final do dia.

2- Durante o seu treino de cardio

  • Para um treino de menos de uma hora: Água por si só é suficiente. Continue bebendo regularmente durante o treino.
  • Para um treino de mais de uma hora: é recomendado acrescentar um pouco de açúcar e um pouco de sal. Isto irá criar a bebida isotônica perfeita para longas sessões de resistência.

O que é uma bebida isotônica?

É uma bebida que possui uma densidade mais parecida possível com a do plasma sanguíneo. Isso ajuda que ela seja absorvida pelo intestino da maneira mais eficiente possível. Ela entrega a quantidade ideal de hidratação, carboidratos e sais minerais

Você pode encontrar bebidas isotônicas em lojas especializadas em nutrição esportiva, mas se você estiver feliz em fazer a sua, você pode. 

importância da hidratação no treino cardio preparação do isotônico

Precisa de uma receita simples, direta e eficiente? Dê uma olhada:

Para 1 litro de água: 

  • 30 a 40g de maltodextrina
  • 30g (água quente) à 70g (água gelada) açúcar (sacarose) ou xarope. 
  • acrescente uma pitada de sal.

3- Após o seu treino de cardio

 Logo após o seu treino cardio e antes de ir para a cama: Continue bebendo água para eliminar toxinas, promover a recuperação e repor suas reservas de sódio (sal). 

Se você transpirou muito, água enriquecida de sódio ajudará muito. 

Acrescente uma pitada de sal nos seus 500ml matinais, ou beba água mineral de garrafa. 

Treine adequadamente e não se esqueça da importância da hidratação enquanto você pratica seu esporte!

 E lembre-se de nos contar como você faz para se manter hidratado durante seus treinos. Escreva um comentário pra gente! 

Confira todas as dicas e conselhos esportivos em nosso portal SouEsportista!

Até a próxima dica! 👋

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